Pular para o conteúdo principal

A Vida é Um Engano

"Azar no jogo, sorte no amor"; eles disseram.
Disseram isso não importando quais forem os dois lados da moeda, se era jogo, amor, emprego, família, carreira, estudos, dinheiro, filhos, amigos... Não importa quais forem as opções escolhidas, sempre vai ter uma que vai se sobressair a outra.
Na roda gigante eu já tive muita coisa no topo, já me senti grande, mesmo vendo o outro lado em queda. Já priorizei tanta coisa... Já caí tantas vezes...
E foi tombo, atrás de tombo...
Tombei, voltei, reconstruí e renascí!
E de novo, e de novo, e de novo, e de novo...
Como naquele vídeo cômico que um cara vestido de morte passa anos correndo atrás do outro cara pra matá-lo com uma colher. Essa sou eu, a vida inteira de buscas inalcançáveis, tentando sempre perceber qual era o lado em ascensão pra poder apostar todas as minhas fichas e curtir ao máximo minhas felicidades...
Mas minhas escolhas sempre deram errado, sempre que apostei, o lado escolhido caiu. Estou tão acostumada a errar e cair, que quando a sorte sorri ou eu desacredito ou eu extrapolo e perco ela outra vez.
A vida toda é um engano!
"Você tem que estudar!" Eles disseram.
Eu estudei, levei nove anos fazendo algo por muito amor, mesmo meio perdida, mesmo não sabendo direito se era aquilo que eu realmente queria, mesmo sabendo que o futuro na profissão de artista é incerto. Mas era tanto amor em dirigir, montar um espetáculo, atuar, divertir o outro, as crianças... Vontade de viver daquele sonho pra toda minha vida.
Mas e de que adiantou? Eu era mediana, sempre fui mediana. Tive êxito algumas vez muito por instinto e não por estudo ou dedicação. E hoje não resta mais que lembranças e uns poucos troféus trincados na estante de casa.
A vida é só enganos!
"Você precisa constituir uma família." Eles disseram.
Com vinte e um tive um filho de um cara que eu não amava. Com o tempo passei a amá-lo. Com o tempo eu quis casar ter mais filhos, ter meu sonho cor-de-rosa concretizado. Mas não deu, não era ele, não podia ser daquele jeito...
Com vinte e sete me casei, papel documentado. Sonhei com posteriormente uma cerimônia, queria mais filhos, apesar dele não poder mais, tínhamos planos de adotar. Quis comprar uma casa, ter gatos, futuramente cachorros, quis tudo isso que se deseja num casamento. Queria que os nossos filhos fossem irmãos, queria que tudo fosse amor. Mas não foi, não era ele, não era daquele jeito, não era pra ser... E a Justiça me tirou provisoriamente meu filho, a queda deixou marcas irreparáveis.
Com trinta tive outro filho, mais uma vez de um cara que eu não amava, de um cara errado, que eu nem sequer consegui manter uma relação estável pra poder planejar coisas de casamento. Só ideias curtas, efêmeras, soltas e vazias, sem o entusiasmo das outras vezes. Obviamente não deu certo e a descredibilidade no amor só cresce!
A vida é plenamente um engano.
"Você precisa de alguém pra chamar de seu"; eles sempre disseram.
Amar, amei, mas amei tanto, amei tantos, amei tudo que podia. E cada tombo, a cada recomeço o coração foi solidificando, foi se tornando pedra, duro, fechado, impenetrável.
A fonte secou.
A desconfiança, a insegurança e o pânico de passar por toda dor de novo não me permite mais amar genuínamente, amar sem amarras, sem traumas, se entregar de corpo e alma.
O amor fugiu, correu, caiu e eu comi. Já não existe mais em mim.
A vida é esse grande engano. Tudo que um dia já teve no topo da minha roda gigante caiu, tombou, e não quer mais levantar-se. Apostei sempre no lado errado, fiz escolhas erradas e hoje colho solidão em terra árida.
A vida é um eterno engano, nunca escute eles, eles não sabem de nada. Não sonhe se você não tiver asas para voar, não case se você não tiver alguém de verdade pra casar, não perca tempo estudando aquilo que você não vai poder investir, não lute mais por uma coisa que só serve pra te enganar...
A vida é um enorme erro e um baita engano!

Mariana Lohmann (01/08/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não Calam!

Afogada em meus pensamentos  Angustiada com o dia de amanhã  Silêncio! Isolei-me e ainda sim eles não calam! As lágrimas já não são o suficiente. Já não durmo Já não como Já não falo... Silêncio! Em meus a pensamentos que não me levam a lugar nenhum... Quero apenas paz e sentir-me amada Talvez um dia! Silêncio! Mariana Lohmann (23/02/2022)

Para Rafael (in memorian)

Hoje eu sonhei com um ex-namorado já falecido e acordei com inúmeras questões na cabeça. Já não é o primeiro sonho que tenho após sua morte e fica martelando em mim a sua imagem e as lembranças que possuo. O mais louco que nossa história teve pouco mais de um mês, tantas outras pessoas cruzaram meu caminho e permaneceram mais tempo na minha trajetória, mas é com ele que eu sonho. Cabelos negros, olhos que pareciam duas jaboticabas, tinha um sorriso lindo que nascia no canto da boca. Um ariano cabeça dura, que não perdia a chance de entrar numa boa discussão. E foi assim que tudo começou, numa grande discussão sobre ele ser gay... Eu o desafiei, ele aceitou e em pouco tempo estávamos nos beijando... E que beijo!!! Éramos tão jovens, tão estúpidos, sabíamos tão pouco da vida... Marcamos a vida um do outro de uma forma inusitada a julgar pelo pouco tempo que ficamos. Foi tudo tão intenso... De uma forma ou outra dávamos um jeito de saber como o outro estava. Naquele tempo era preciso aind

Estou Só

Então você começa a se perguntar o que de fato é recíproco? Amor? Carinho? Cuidado? Respeito? Ou apenas o tesão? Do que é feito um relacionamento? A doação de fato vem dos dois lados, ou há alguém que recebe mais enquanto o outro doa tudo o que pode? Quais os objetivos de cada um? E quais os objetivos em comum? Por mais aberta e livre uma relação, será que não se torna necessário certas construções de futuro? Ou será que por ser aberta é necessário contentar-se com estar presente no aqui agora sem esperar nada do futuro? O que faz alguém sentir vontade de relacionar-se com outra pessoa? Vantagens? Apreço? Tesão? Metas de curto prazo? Carência e ter alguém pra se passar o tempo? Ou seria necessário a vontade de estar com aquela pessoa a cima de todas as outras e todos os obstáculos? Tenho me sentindo tão só... Será que era isso que eu esperava de um relacionamento aberto? Ter hora marcada, dia certo? Não poder contar com a pessoa nos meus momentos de desesperos e crises? Ter que implora